Mesmo que moremos em apartamentos, podemos desfrutar de uma horta ecológica em nosso terraço, recriar nossa vista com flores, nos deliciar com seus perfumes e levar para a nossa mesa sabores e temperos frescos e diferentes.Você já parou para pensar no que vê da sua janela?
Quando decidimos morar numa cidade e escolhemos um apartamento, avaliamos a comodidade, modernidade e localização. Talvez não pensemos na importância que tem em nossas vidas a vegetação que tem no bairro ou perto do prédio. Assim, depois de um tempo achando que nossa vida está resolvida porque moramos perto do serviço, do shopping e da escola, percebemos que estamos presos entre quatro paredes e fazemos parte de uma jaula de cimento; que renunciamos a nossas raízes, ao contato com a terra em prol da comodidade e da segurança.
Como tudo na vida tem solução, podemos converter o terraço num espaço saudável, um vínculo terapêutico com a Mãe Natureza. Sim, você leu bem: terapêutico! O tempo dedicado a cuidar das plantas e a desfrutar do verde tem mais benefícios psíquicos e físicos do que uma hora com a psicóloga ou na academia!As opções para criar um jardim no terraço são muitas e variadas. Dependendo do espaço e do tempo, podemos cultivar desde ervas até pequenas árvores frutíferas.
Aqui vão algumas dicas simples:Escolha, para começar, plantas pequenas, ervas do tipo manjericão, hortelã e melissa ou também cebolinhas, tomates etc. Elas ocupam pouco espaço e são fáceis de manter.Distribua vasos pequenos com o mesmo tipo de planta em vários lugares do terraço. A própria planta decidirá qual o melhor cantinho para crescer.No caso de usar sementes, opte por sementes de tangerina ou laranja (aquelas que jogamos fora quando comemos a fruta); as plantas são muito bonitas e, embora demorem a dar frutos, o chá das folhas é delicioso e medicinal.
O jasmim é uma flor maravilhosamente perfumada, que cresce em forma de trepadeira e não requer muitos cuidados. À noite, quando voltamos de nossa rotina, ela nos delicia e acalma com seu aroma. Para manter a terra sempre nutrida, vai uma receita caseira e totalmente ecológica: num recipiente perto da pia, separe cascas de frutas e legumes, macarrão, arroz, feijão e outros restos de comida (vale tudo, menos carne). No final do dia, coloque tudo no copo do liquidificador com água suficiente e bata por 2 minutos. Utilize esse líquido para regar as plantas (não pode molhar as folhas, elas "queimam"). Dessa maneira você mantém suas plantas sempre nutridas e recicla alimentos que, caso não fossem aproveitados, se transformariam naquele líquido escuro e fedorento do lixo.
Comece hoje mesmo! Se ainda tem dúvidas, consulte livros e a internet ou fale com amigos que já têm experiência no assunto.
Um terraço cheio de vida, cor e perfume é uma fonte de prazer e beleza que nos brinda com saúde e qualidade de vida!
Por: Adriana Mariteli - SP
Comprei um terreno na zona rural para ter um maior contato com a natureza. Ainda não construir e com isso não pude realizar meu sonho. Achei a ideia legal de um jardim de pequenos espaços.
ResponderExcluir