domingo, 7 de março de 2010

A fé que existe dentro de nós

Certa vez estava conversando com um casal de amigos e por vício, às vezes digo – “Graças a Deus”. Por vício e por crença, pois sou daquelas que acredita e leva a sério a expressão – “A tudo daí Graças”.

O catolicismo mais a educação familiar me colocaram alguns destes vícios virtuosos, em minha opinião, e mesmo sendo católica, sempre que posso visito outras linhas religiosas a convite de amigos. Numa dessas visitas escutei de um pastor a diferença entre crença e fé, na ocasião lembrei de um filme que vi há algum tempo atrás que narrava, ou melhor, desvendava a seguinte questão: Quanto de fé tem um anjo?
Claro que de primeira respondi pra mim mesma que um anjo tem fé imensurável, mas ao final da história o filme mostrava que um anjo não tem fé alguma porque ele já sabe o que vai acontecer, somos nós que temos esta fé imensurável. Somos nós que fazemos planos todos os dias para construir os alicerces dos nossos sonhos – do que desejamos. Somos nós que deitamos todas as noites na fé de que amanhã iremos acordar e continuar nossa jornada.Que jornada?Pra onde esta fé nos leva?
Voltando ao casal de amigos, esqueci de dizer que eles são ateus e não acreditam em Deus e rebateram imediatamente minha indagação – “Graças a Deus” – com o comentário – “Graças a nós, não a Deus”. Confesso que me senti incomodada, mas quem sou eu pra julgar alguém ou criticar a forma de pensar dos outros. Hoje entendo que os referidos amigos, não crêem em Deus, mas têm fé.Hoje entendo que somos constituídos de matéria, espírito e fé.
Fé na vida, fé no homem e fé no que virá, como na música do cantor Gonzaguinha, é essa fé que precisamos renovar a cada dia.É esta fé que nos permitirá avançar sempre. Não importa nossas limitações, nossos desafios, problemas ou incertezas, somos constituídos de fé e mesmo sem qualquer intenção seremos levados à prova perante os acontecimentos em nossas vidas.
A fé tem sido minha grande companheira nas inúmeras situações vividas e posso declarar com toda verdade que é a fé a mola impulsionadora que me faz uma pessoa melhor para ter uma vida melhor, sempre.
Renove a fé que existe dentro de você, nós podemos muito, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será.
Aproveite e nos conte sua experiência sobre o assunto.
Por: Cássia Neves – Arquiteta – Niterói - RJ

2 comentários:

  1. Maria Aparecida (CIDA)7 de abril de 2010 às 16:43

    Acredito muito no poder da fé. Crer, nã importa a religião é sempre um caminho bom para segui e ser feliz superando as dificulades.

    ResponderExcluir
  2. Quero registrar que muitas são as obras do Senhor e que a confiança Nele nunca será em vão. Adorei este artigo.

    ResponderExcluir