Quando estudei na faculdade os alimentos funcionais, fiquei encantada com o assunto e passei a estudar mais sobre o tema e a incluí-los na minha rotina alimentar.
Como nutricionista, prescrever para meus pacientes algo já experimentado e validado é muito mais ético e prazeroso.
Descobri com as pesquisas que o uso dos alimentos funcionais teve início no Japão, nos anos 80, como parte de um programa de redução dos gastos com saúde pública.
Eles têm como principais funções: melhoria das defesas do organismo; prevenção ou tratamento de algumas enfermidades; retardo no processo de envelhecimento e melhoria nas condições físicas, químicas e mentais. Ou seja, a introdução dos alimentos funcionais na rotina alimentar das pessoas reduz significativamente a ocorrência de enfermidades; com isso as despesas do governo com o Sistema de Saúde poderão ser melhor aplicadas. Conforme a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nas Resoluções 18, 19 e 30, de abril de 1999, alimentos funcionais são alimentos que, além de produzirem sua função básica no organismo, que é nutrir, podem produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguros para o consumo sem supervisão médica.
Separei para você alguns exemplos de alimentos funcionais e suas funções:
Azeite: diminui o colesterol ruim (LDL), é hipotensor, promove uma varrição nos radicais livres etc.
RECOMENDAÇÕES: Diariamente tomar uma colher de sopa.
Tomate e Melancia: o licopeno encontrado é antioxidante e cardioprotetor. Estudos indicam ação preventiva de: Câncer de mama, intestino, esôfago, pele e próstata.
RECOMENDAÇÕES: 85% do licopeno são obtidos por meio do tomate e seus produtos:1 a 4 vezes por semana comer melancia pela manhã e fazer uso de molhos de tomates.
Soja: a isoflavona encontrada é um fitoestrógeno (usado para reposição hormonal), é antioxidante, anticancerígena, protetora do coração, previne a osteoporose, reduz o colesterol ruim (LDL) e diminui o triglicerídeo no plasma.
RECOMENDAÇÕES: 25g/dia de soja diminuem o risco de DC.60g/dia diminuem o sintoma da menopausa.
Alho: reduz o colesterol, é antimicrobiano e antiplaquetário.
RECOMENDAÇÕES: Consumir dois sentes de alho crus por dia.
Linhaça: possui efeito cardioprotetor, antiinflamatório e antidepressivo, fortalece a imunidade, controla e previne o diabetes, previne o câncer e ajuda a emagrecer. Além de proporcionar diversos ganhos à saúde, essa semente poderosa ainda pode ajudar a perder alguns quilos se incorporada à rotina alimentar.
RECOMENDAÇÕES:Duas colheres de sopa por dia, batidos no liquidificador ou sobre a fruta, etc.
Agora inclua na sua rotina alimentar os alimentos funcionais de sua preferência e bom apetite. Se quiser comentar este artigo, registre suas experiências.
Por: Flávia Elizabete - Nutricionista
Gostei muito das informações, gostaria de se soubesse tirar uma dúvida, gosto muito de uma vitamina feita com pós e uma fruta. São ele(2 colheres de linhaça, um de babaçu, leite de soja, gengilin, amendoi, só que não tomo todos os dias, as vezes passo dias sem tomar, depois volto, será que mesmo assim surtirá efeito para o organismo, ou somente a realização constante. obrigada desde de já um abç e Deus abençoe
ResponderExcluir