domingo, 18 de julho de 2010

Usando a internet para estudar

Estudar usando a internet, para mim, era uma utopia. Você tem uma infinidade de coisas que chamam a atenção. O Messenger, por exemplo, basta eu entrar que as janelinhas sobem a fim de colocarem os assuntos em dia. Adoro bater papo com meus amigos. E os vídeos mais vistos do YouTube, o e-mail cheio de mensagens para ler e responder. Enfim, é uma tarefa difícil, mas não impossível.

A primeira experiência usando a internet como fonte de estudo foi no decorrer da minha Graduação de Jornalismo. Tive, durante quatro períodos, uma cadeira chamada Estudos Dirigidos, essa matéria fazia parte do programa da Faculdade de Ensino a Distância (EAD).

No começa achava muito chato, os textos eram extensos e em grande quantidade. Ler muita coisa no computador me fazia ter dor de cabeça. Esse projeto estava no início, eu e outros alunos éramos os primeiros a usarmos o novo método. Então, com o passar dos períodos, foram realizados ajustes. Começou a convergência de mídias, foram inclusos vídeos, áudios e links de diferentes páginas. Isso ajudava a prender minha atenção e, o que era cansativo, passou a ser interessante e importante para o processo de conclusão do meu curso.

Mas alguns fatores contribuíram para o sucesso dessa empreitada. Primeiro eu organizei meu tempo, duas horas por dia eram dedicadas a ler todo o material proposto pela matéria. Durante esse tempo não entrava na sala de bate-papo, não atendia e nem lia as mensagens que chegavam ao celular. Pedia para as outras pessoas da casa atenderem ao telefone e procurava o horário mais tranquilo da casa para estudar.

Havia dias em que eu não conseguia me concentrar, pois ficava pensando nos problemas ou nas outras matérias que tinha de estudar. Mesmo assim, ficava diante do computador tentando ler e responder aos questionários. Muitas vezes passava da hora estipulada na meta, porém, só saía depois que terminasse todas as atividades.

Outras dicas para que tudo dê certo. Leve para o local de estudo o que você precisará: água, lanche, livros e acessórios, pois você evita de se locomover a toda hora. Não acesse nenhuma rede social (Orkut, Twitter). Tenha uma lista dos sites que você pretende usar como ferramenta, isso ajuda a não perder tempo. E após escolher um horário para estudar, torne-se fiel a ele. Todo dia ou nos dias que você escolher, estude na mesma hora, isso ajuda a criar o hábito.

A internet é uma boa aliada no processo de aprendizagem, basta saber usá-la. Assim que terminar de estudar pode se divertir a vontade.

Por: Francis Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário