domingo, 18 de julho de 2010

Mente Sã, Corpo Sã

Cresci ouvindo esta frase, mas nunca dei muita atenção pra ela, até que me deparei com uma grande decepção em minha vida que me levou a uma depressão.

Doença ou “frescura”, quando eu era menina, - faz tempo – ouvia minha mãe dizer que ficar deprimido era coisa de gente que não tinha o que fazer, naquela época, psicólogo era coisa pra rico ou “frescura” de madame.

Voltando para o que vivi, uma grande situação de tristeza e ansiedade me levou a um desgaste emocional tão intenso, que meu corpo sentiu fortemente. Não conseguia comer, nem ao menos beber água, que colocava tudo pra fora, perdi 12 Kg em menos de três meses, o pior é que nunca fui gorda, então fiquei com uma expressão horrível. Desta forma, tudo piorava de um lado, me afundava em minha dor, do outro, não conseguia me ver no espelho, pois tinha horror à minha aparência.

A depressão é algo terrível, um ciclo de degradação humana onde nada mais parece ter valor ou fazer sentido, é como se você estivesse assistindo uma história que não lhe pertence, mas você não sabe sair dela. Você se sente envolvida numa cortina de tanta dor e tudo que acontece de ruim, por menor que seja, parece grande demais. Além disso, a depressão vai tirando de você toda a sua vida. É muito fácil neste processo acabarem os relacionamentos amorosos, perder o emprego, perder os amigos ou perder a própria vida.

Claro que minha educação não me permitiu pensar logo numa doença psicossomática e fui para todos os médicos possíveis, fiz todos os exames que me prescreveram, alguns que nem sei falar o nome e, a cada resultado que saía, uma sensação de alegria e tristeza me envolvia. Os exames não davam nenhum indício do problema, pois nada que encontravam justificava a perda de peso e a rejeição à água e ao alimento. Suspeitaram até de AIDS ou de uma gravidez, mas nada.

Lembro que o meu clínico geral, já esgotado de tanta pesquisa, me encaminhou para uma psicóloga e eu tomei um susto. Ele colocou no laudo que não identificara nenhuma patologia clínica e sugeria acompanhamento psicológico.

Juro que saí do consultório achando que era louca, para estar precisando de um psicólogo.

Nunca tomei antidepressivos, pois sempre fiz questão de evitar o uso destes medicamentos, tenho medo de não conseguir deixar de usá-los. O fato é que segui rigorosamente a rotina de me abrir para um profissional semanalmente. No começo não foi nada fácil, inclusive porque a técnica utilizada era a do divã, só não tinha aquela cadeira que deixa as pessoas esparramadas, mas me incomodava o fato de ficar falando, falando e não ver interação nenhuma, era super estranho, mas a profissional me disse que existiam várias linhas de trabalho e a dela, era essa.

Como era o plano de saúde que pagava as sessões, resolvi ir até o fim e ver o que iria acontecer.
Realizei as dez sessões previstas no plano e decidi que era suficiente e não iria entregar as decisões da minha vida para outra pessoa. Aprendi com a terapia que precisamos ser ouvidas e que é fundamental buscar tempo pra si mesma. Muitas vezes, com o corre-corre, deixava minha própria vida de lado. Estava afastada dos amigos, das coisas que gostava de fazer, envolvida no meu mundo e descobri que sozinha, o meu mundo é bem pequeno e que é preciso ouvir e ser ouvida, compartilhar as besteiras e as coisas sérias da vida com as outras pessoas e que, acima de tudo, temos que confiar em nós mesmas e na nossa capacidade de vencer desafios (problemas).

Hoje me sinto mais forte e feliz, passei por outros problemas na vida que me fizeram cair, mas consegui me levantar com minhas próprias pernas.

Ter uma ajuda profissional foi muito bom para saber que preciso ter força para vencer meus problemas sozinha e que tudo vai sempre ficar bem se estivermos com nós mesmas de forma positiva e forte, não importa se estejamos sofrendo ou festejando.

Colaboradora: Nilza Vieira Soares


Um comentário:

  1. nossa to passando por situaçoes parecidas,mas creio que o Senhor já se levantou do trono pra dá o decreto de vitoria,.....e creia sempre que vc nsaceu pra vencer,é só deixar Jesus coordenar seus passos...

    ResponderExcluir