sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mulheres em busca de um complemento da renda familiar

Tudo começa como lazer e, depois, se torna um negócio. Mulheres que participam de oficinas do Programa Escola Aberta começam a enxergar nas aulas, uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Esse programa é executado Ministério da Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os finais de semana, as escolas participantes do programa, oferecem cursos para as pessoas de sua comunidade.

Eu visitei uma escola, localizada na região metropolitana de Recife, que faz parte desse projeto. Fui no sábado pela manhã. Na instituição tem curso de Pintura em Tecido. A professora Simone Gomes explicou que a intenção do curso é ensinar as pessoas a gerar renda. Ela ensina as alunas a como escolher o tecido, as tintas, os desenhos e a harmonia das cores, para que as imagens pintadas sejam de qualidade. Elas aprendem também como calcular o custo dos produtos e por quanto devem ser vendidas às peças.

Uma das alunas é a aposentada Luzinete Coutinho. Ela participa de vários cursos, e diz: “Faço presentes para meus netos e algumas peças, eu vendo e ajuda na renda da família”. A escola também oferece curso de Corte e Costura. A professora Reginalda de Lima declara: “O objetivo do curso de costura é que as mulheres aprendam e se qualifiquem no ofício para que ganhem dinheiro”.

Existe também o curso de Desenho em Camisas. Os desenhos são inspirados na cultura japonesa. Existem muitas pessoas que gostam ou são fãs do animes, é um mercado aquecido.
Para ajudar no processo de venda das peças produzidas, as mulheres vão realizar uma exposição para que todas as pessoas possam conhecer e comprar as peças.

Esse projeto existe em várias escolas públicas espalhadas pelo Brasil, com diferentes cursos. Caso você se interesse, procure nas escolas do seu bairro se há o projeto Escola Aberta. Você poderá ser uma aluna e aprender uma atividade que ajudará no aumento da sua renda, ou ainda poderá se tornar uma voluntária, para ensinar e ajudar a escola continuar com o projeto, compartilhando seus conhecimentos com outras mulheres.

Colaboradora: Janaína Tenório

Um comentário:

  1. Sou frequentadora do Projeto escola aberta aqui em recife, e tenho aprendido muita coisa. Além de ser legal está com meu filho na escola. Vale a pena.

    ResponderExcluir