sexta-feira, 4 de junho de 2010

Futebol: A Mulher na Copa

Para não fazermos feio durante os jogos da Copa do Mundo, o inovaMulher entra em campo para falar de uma paixão nacional: o Futebol. Daqui a alguns dias começa a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. O Brasil é um dos favoritos para levar a taça para casa e conquistar o Hexacampeonato.

Por ser um esporte considerado masculino, o futebol não é muito difundido no universo feminino. Muitas mulheres só param para assistir a um jogo quando chega a Copa do Mundo. Não acredito que as mulheres não gostam de futebol por não conseguirem entender o que acontece dentro de um campo.

Eu gosto de futebol, vou ao estádio torcer pelo meu time do coração e, durante a Copa, assisto aos jogos da seleção brasileira e, algumas vezes, de outras seleções também. Acredito que muitas mulheres não gostam desse esporte por não terem recebido nenhum tipo de incentivo. Quantos pais, irmãos ou namorados já disseram: “Futebol é coisa de homem”.

Tudo é questão de costume. Se você, mulher, for ao estádio de futebol e assistir de perto a uma partida, acredito que vá começar a gostar do esporte mais popular do mundo. E não se preocupe se você não conhece as regras do futebol.

Nós sabemos que o goleiro fica no gol. Isso já é um bom começo. Para entender de forma mais simples e fácil, separei as posições por partes. Na defesa ficam os zagueiros, os laterais e os volantes (é uma posição do futebol, onde o jogador atua à frente dos zagueiros, protegendo a entrada da área e fazendo a ligação entre a defesa e o meio-campo. Normalmente seu trabalho principal é o da marcação, ou seja, retirar a bola do adversário para voltar ao ataque). Portanto, quando você ouvir um desses nomes em um jogo, saiba que estão falando da defesa. Depois vem o meio-campo. Essa parte tem algumas divisões, então juntei tudo: meia-armador ou meia-de-ligação, meio-direita ou meio-esquerda e meia-atacante ou meia-ofensivo, é tudo meio-campo. É o jogador que tem a função de elaborar as jogadas ofensivas, possibilitando o ataque com maior efetividade.

E por fim, o ataque. Tem o centroavante e o segundo atacante. Troquei tudo por atacante, que é o jogador que tem a responsabilidade de fazer o gol. Pronto. Sanei minha dúvida. Dividi em três partes (mais o goleiro) e resolvi o meu problema de entender o posicionamento dos jogadores dentro do campo.

Agora, assim que eu não tiver mais dúvida sobre a linha de impedimento, volto para contar como consegui tal proeza.

Ah! Sabe aquela “paradinha” do pênalti, que o jogador corre e depois para, só no intuito de enganar o goleiro? Pois bem, está proibido. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que, à partir da abertura da Copa do Mundo, no dia 11 de junho, a paradinha será proibida em cobranças de pênalti.

O inovaMulher também faz parte do mundo futebolístico. E você, o que acha do futebol?

Colaboradora: Francineide Lopes

3 comentários:

  1. dorofutebol e gostei muito da matéria. Vai Brasil, estarei torcendo por nós.

    ResponderExcluir
  2. Adoreii o artigo! Somos mulheres e entendemos de futebol. Ps.: Não somente na COPA! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de entender como funciona, assim poderei fazer bonito com meu namorado (rss)

    ResponderExcluir