sexta-feira, 4 de junho de 2010

Intercâmbio de sucesso

O intercâmbio de seis meses, para mim, foi a fase mais incrível e uma das mais importantes da minha vida. Antes de chegar a Vancouver - Canadá, cumpri todas as etapas pra realizar um intercâmbio com segurança, além de experimentar todos os sentimentos possíveis: ansiedade, medo, alegria, tristeza, surpresa, etc.

No começo, foi difícil a adaptação, tudo era surpresa. Do mesmo jeito que o medo me dominava, a felicidade, a persistência, a vontade de ser uma pessoa querida no meio daquelas pessoas, saber que teria a capacidade de aprender o idioma e me adaptar àquela cultura, eram maiores e não deixavam com que eu desistisse.

Quanto mais eu conhecia a cidade, mais eu a achava maravilhosa e muito bonita. O transporte público é de primeiro mundo. Percebi que lá, as coisas acontecem facilmente, com segurança, com grandes oportunidades para se viver. Você se vê e se sente morando num lugar com uma qualidade de vida e tranquilidade que nunca teve, nem viveu antes.

Além da casa que morei com a família de filipinos, os quais me receberam super bem, a escola que estudei também me proporcionou grandes experiências. Nunca imaginei que, dentro da mesma sala de aula, teria a oportunidade de conhecer e me tornar amiga de coreanos, de pessoas da Arábia Saudita, de mexicanos, japoneses, taiwaneses, franceses, etc.
Mas, quando estava me sentindo mais à vontade e me adaptando melhor em Vancouver, foi o momento de vir embora. Para quem tem vontade de fazer intercâmbio, deixo uma lista de alguns passos importantes que precisam ser seguidos para o sucesso dessa experiência.
- Escolher o tipo de Intercambio no Exterior;
- Decidir Onde fazer seu curso de Intercambio;
- Utilizar uma Agência de Intercambio. Essa agência é indicada para menores de idade ou se a pessoa não quiser perder tempo, pois tudo é resolvido pela empresa;
- Obter seu Passaporte. Acessando o site da Polícia Federal você tem todas as informações necessárias, www.dpf.gov.br;
- Decidir a data da viagem e do curso;
- Reservar a passagem aérea;
- Enviar sua matrícula;
- Efetivar o pagamento da matrícula;
- Solicitar seu visto. Você precisa ir ao Consulado ou Agência Consular do país desejado, na sua cidade;
- Pagar todos os valores restantes como curso, acomodação e passagem aérea;
- Se preparar para a viagem: bagagem, roupas, câmera...;
- Receber toda a documentação da escola no exterior (carta de matrícula original, dados da recepção no aeroporto, dados da acomodação, bem como todas as outras informações necessárias) e incluir todos os materiais e documentos que você recebeu e já possuía;
Agora, embarque e aproveite sua viagem, pois é uma experiência para toda a vida.

Colaboradora: Beatriz Silvani Teixeira

2 comentários:

  1. Acabei de chegar de Londres onde fiquei por 30 dias, aprendi muito e conheci gente muito linda. Foi pouco tempo, mas como trabalho só pude ficar por pouco tempo.

    ResponderExcluir
  2. Em 2008 fiz um intercâmbio para a Austrália, junto com uma prima tudo fluiu maravilhosamente bem. Ir acompanhada me deu mais segurança.

    ResponderExcluir