sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rugby - Um esporte feminino

Força e técnica são palavras que fazem parte da essência de um esporte, que no passado, foi exclusivo dos homens. Mas hoje já pertence ao cotidiano de muitas mulheres em todo o mundo. Um esporte de contato corporal intenso entre seus participantes. E que tem uma filosofia muito bela: Ser um esporte coletivo em que a rivalidade só existe dentro de campo, pois fora dele, só há o sentimento de amizade. Nós estamos falando do Rugby.

De acordo com a história, o Rugby surgiu no ano de 1823. Diz uma lenda que durante uma partida de futebol na Cidade de Rugby, na Inglaterra, um goleiro desesperado, pois o time que jogava estava perdendo, pegou a bola com as mãos e correu até o gol do adversário. Enquanto corria, os outros jogadores corriam atrás dele. Muita gente gostou da ideia, pois nem todo mundo tem habilidades com os pés. O tempo foi passando e foram criadas regras especificas para a modalidade, entre elas, a bola que é utilizada nos jogos é oval e não redonda. Hoje é o dos esportes mais praticados no mundo. No Brasil teria sido Charles Miller, em 1895 a introduzir essa modalidade esportiva.
O inovaMulher conheceu um grupo de “meninas-mulheres” que praticam esse esporte, desconhecido por muitas brasileiras. Nós assistimos um treino, no campo da Universidade Federal de Pernambuco, e conversamos com a jogadora Renata Barros, que é completamente apaixonada pelo desporto. Ela contou que estava procurando uma atividade física quando conheceu o Rugby, foi amor a primeira vista. E declara: “O Rugby é minha vida. Mesmo parando de jogar vou continuar com o Rugby, nem que seja ajudando a levar água para os treinos”.
Ela explicou que as regras do esporte são as mesmas, tanto para os homens quanto para as mulheres. Também existe um problema compartilhado por ambos, a falta de patrocínio. Por causa dessa dificuldade, as meninas decidiram fazer um calendário com fotos delas, usando roupas que mostram sua feminilidade, esquecendo o uniforme e a timidez. Todas estão lindas. Tudo foi feito para arrecadar dinheiro e custear as despesas da viagem a São Paulo e participar do Campeonato Nacional de Rugby.
O calendário continua a venda. Para você conhecer mais, tanto o esporte quanto o trabalho das atletas ou ajudá-las é só entrar no blog http://reciferugby.blogspot.com.

Um comentário:

  1. Adorei a matéria! Muito interessante e pouco falado, inclusive! Deu vontade de praticar! =)

    ResponderExcluir