Por fazer parte da alimentação diária de milhares de mulheres, o inovaMulher perguntou a Rita de Cássia Almeida, Nutricionista do Grupo Santa Clara Saúde, sobre os benefícios da linhaça, ração humana e farinha de maracujá.
inovaMulher: Qual a forma certa de consumir a linhaça? Existe alguma diferença entre a linhaça marrom e a dourada?
Rita de Cássia: A linhaça é uma semente que tem vários nutrientes que beneficiam o organismo, por exemplo: fibras, vitaminas e o famoso W-3. A forma certa para o consumo é esquentar em torno de 15 minutos no forno baixo e triturá-la, porém, não armazenar em grandes quantidades, pois ela oxida rapidamente. O armazenamento da linhaça deverá ser feito em um recipiente fechado e na geladeira.
A linhaça dourada é mais encontrada em lugares frios e seu cultivo geralmente é orgânico, sem adição de agrotóxicos, mas suas propriedades nutricionais não são maiores que a linhaça marrom, até porque a linhaça marrom é cultivada em solos brasileiros, o bom também, porque ela sai mais barata.
inovaMulher: A ração humana é a sensação do momento. Como você analisa essa febre e como podemos consumi-la?
Rita de Cássia: A ração humana é uma combinação de vários cereais que ajuda principalmente a reduzir taxas como a de colesterol, melhorar o funcionamento intestinal e tem funções energéticas. Devido ao seu teor de fibras, a saciedade é um elemento muito importante para quem quer perder peso. Porém, ela não substitui a necessidade de uma dieta acompanhada por um profissional nutricionista, que poderá utilizá-la como parte da dieta. A ração humana pode ser utilizada no café da manhã, por exemplo, com frutas, iogurtes, leite desnatado, para quem tem objetivo de emagrecer. Mas, o ideal é consultar um nutricionista e avaliar quais produtos poderão fazer parte da ração humana, pois para um paciente diabético, por exemplo, o ideal é não ter o açúcar mascavo.
inovaMulher: A farinha de maracujá ajuda a emagrecer? Ela tem algum benefício? De que maneira pode ser usada?
Rita de Cássia: A farinha de maracujá, rica em pectina, é uma fibra solúvel que ajuda a melhorar tanto as taxas de glicose como também a diminuir a fome, pois aumenta a saciedade. Porém, apenas a farinha de maracujá, sem mudar os hábitos alimentares, não poderá fazer "milagre" em seu organismo, para isso, ela deve ser misturada com outros ingredientes para ter um resultado eficaz.
Mude seu hábito alimentar e busque numa alimentação saudável a fonte para uma vida com muita energia e prazer.
Colaboradoras: Franci Lopes e Rita de Cássia
sábado, 15 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário