Mas isso nem sempre foi assim.
Colaboradora: Franci Lopes e a Major Maria José.
Um brechó de experiências
Fátima Cabral é depiladora há aproximadamente três anos. Antes de ser uma profissional da depilação, ela foi recepcionista e, se alguma cliente precisar, ela ainda é manicure e cabeleireira. Hoje, Fátima caprichosamente ajuda as mulheres a ficarem mais bonitas. Ela adora o que faz e diz: “Já vi muita periquita. Mas gosto do que faço, gosto de ver a satisfação da cliente quando termino o meu trabalho”.
O inovaMulher conversou com ela sobre algumas questões da depilação, confira:
Inova: É melhor cera quente ou fria?
Fátima: Gosto de trabalhar com a cera quente. Apesar de ambas abrirem os poros para a saída do pêlo, a cera quente dói menos.
Inova: Qual a parte do corpo que as mulheres mais depilam atualmente?
Fátima: Isso varia muito, há mulheres que depilam toda a perna, outras, só até o joelho. Mas também depilam o buço, axila, virilha, bumbum, a periquita toda e até o ânus.
Inova: Que tipo de cera você trabalha?
Fátima: Eu uso a cera industrial que é vendida nas lojas e, para passar na pele da cliente, uso um aparelho elétrico, especifico para depilação, que esquenta a cera quando liga na tomada. Como a cera caseira não é recomendada pela Vigilância Sanitária e existem clientes que tem alergia à cera industrial, nesses casos, uso a caseira mesmo, feita sem reaproveitamento. Há também a cera negra, mas nunca depilei com ela.
Inova: As mulheres pedem para fazer desenho na periquita?
Fátima: As minhas clientes fazem o básico, a maioria deixa no formato do biquíni ou tipo bigode de Hitler. Mas nunca pediram para fazer desenhos, se for o caso será uma novidade pra mim.
Inova: Os homens têm buscado fazer uso de depilação? Em que parte do corpo?
Fátima: Durante todo esse tempo que trabalho com depilação, só tenho dois clientes homens. Eles depilam o peito e axila, mas fazem isso por não gostarem de ter pelos nessas áreas do corpo.
Inova: É verdade que a depilação com cera reduz a quantidade de pelos?
Fátima: Sim. A quantidade de pelos vai diminuindo a cada depilação. Eu já passei mais de duas horas com uma cliente que hoje, com uma hora e meia, eu termino a sua depilação.
Inova: Que dica você daria para usufruir de um bom resultado na depilação?
Fátima: Eu recomendo às mulheres passarem esponja vegetal nas áreas dos pelos, no mínimo, duas vezes no mês, ou, se puderem, uma vez por semana durante o banho. Fazendo movimentos circulares, a esponja esfolia a pele e libera os pelos encravados. Assim, o resultado da depilação será muito melhor.
Agora, mulheres, é só caprichar no visual e arrasar.
Colaboradoras: Franci Lopes e Fátima Cabral