quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mulher reclama muito!

Talvez algum dia alguém consiga explicar por quê nós mulheres reclamamos tanto das coisa.
Alguns dizem que o problema é puramente hormonal. Talvez eles expliquem boa parte desta ansiedade que sentimos, algumas mais e outras menos, todavia para tudo existe uma solução.
Quando pensei em escrever este artigo tive receio em dá uma visão pessoal sobre a questão: Por que as mulheres reclamam tanto. Então solicitei para a equipe do inovamulher uma entrevista com 100 mulheres para responderem a questão proposta, e o mais engraçado é que o resultado nos mostrou que não sabemos ao certo responder esta questão, vejam só:
18% responderam – porque somos exigentes
21% responderam porque temos necessidade de respostas rápidas e não sermos muito tolerantes.
61% responderam porque toda mulher é assim – não sabendo dá uma resposta para o fato.
Este resultado me levou a achar que temos algo pra mudar em nossa forma de agir, pois me incluo no grupo de mulheres que reclamam por qualquer coisa. Aí vieram alguns questionamentos na minha cabeça: O quanto estamos perdendo em reclamar tanto das coisas e das pessoas?
Percebi que precisava de mais respostas para o assunto, então convoquei novamente a equipe do inovamulher para questionar com pessoas diversas: Como você se sente convivendo com o hábito de reclamar das mulheres?
Ouvimos 123 pessoas que convivem com mulheres, dentre elas outras mulheres: filhas, mães, amigas entre outras e vejam que surpresa:
100% dos entrevistados declararam não suportarem as reclamações das mulheres. Lembramos que dentre os entrevistados existiam mulheres também.
72% dos homens entrevistados apontaram a reclamação como fonte de brigas e de diminuição do tesão masculino pela parceira. Também estes afirmaram que em muitos casos preferem fugir da mulher quando elas estão reclamando muito.
Pasmem, 63% dos homens entrevistados declararam que buscam amantes e relacionamentos extraconjugais pois as mulheres no papel de amantes não são muito de reclamar.
Analisando tudo isso tive a seguinte percepção: A rotina é um grande estímulo para as reclamações das mulheres, não nascemos para rotinas. Na verdade buscamos sair dela o tempo inteiro, quando pintamos as unhas, cortamos e mudamos a cor dos cabelos, fazemos compras, estamos querendo fazer algo diferente, precisamos sair da rotina, pois este é um antídoto para eliminar ou reduzir o ato de reclamar das coisas.
Pensei também que o ato de reclamar é uma forma de chamar a atenção das pessoas que nos rodeiam, pode até ser inconscientemente, mas a verdade é que não temos muita paciência com os que amamos, quando na verdade deveríamos agir para conservar e fortalecer estas relações.
O fato é que o ato de reclamar deve ser combatido e não aceito como algo normal das mulheres, não acredito ser uma tarefa fácil, mas é preciso se quisermos ter uma vida mais feliz.

Colaboradora: Mayra Brito – Inovamulher

2 comentários:

  1. Oi Mayra: você acha que se a mulher recebe apoio e elogios ela continua reclamando, porque está na sua "essência"? Eu acredito que a reclamação da mulher SEMPRE tem fundamento, que nossos parceiros não nos tratam como amantes para que não reclamemos!

    ResponderExcluir
  2. Kirley Fabricia - RJ27 de abril de 2010 às 15:35

    Concordo com a Dalva, a reclamação vem do nosso descontentamento com a rotina que vivemos. Nós queremos uma coisa bem simples. Sermos bem tratadas na cama e fora dela. Respeito e Amor, sempre.

    ResponderExcluir