Muita gente acha que uma das coisas mais chatas de se elaborar é o Currículo. Conhecido como Curriculum Vitae chega primeiro que o candidato à vaga de emprego.
O problema é que precisamos usar bem esta ferramenta, caso contrário nem chegaremos a entrevista. É verdade que existem vários sites, relacionados a empregos que disponibilizam modelos prontos de currículo, desta forma é só preencher as informações e pronto.
SERÁ?
A coisa não é tão simples assim, percebemos que não é o modelo do currículo que faz a diferença e sim o seu conteúdo. O Currículo Vitae fala sobre o candidato e desperta ou não interesse de quem está lendo.
Para isso nós do inovamulher resolvemos pegar algumas dicas com uma consulora de recrutamento e seleção de profissionais para ajudar as mulheres que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho.
Com a ajuda de Tereza Cristina de Almeida – Consultora de empresas na área de recrutamento de profissionais obtivemos algumas dicas bem legais:
Diz Tereza - Antigamente quando se preenchia o cabeçalho de um currículo, colocávamos até o número do título de eleitor, hoje só é indicado o nome completo e dados para localização do candidato, endereço, telefone e e-mail, sim e-mail é algo de grande importância, pois muitas empresas utilizam esta ferramenta por ser mais barata.
Depois vem o objetivo, aí começa o problema, muitas vezes o profissional se candidata a todo tipo de função e o pior registra no Currículo que tem por objetivo qualquer cargo. É bom lembrar que quem deseja qualquer coisa não tem coisa alguma. É preciso definir o que se quer e isso com certeza estará ligado ao que você sabe fazer, mesmo que não se tenha experiência, você pode se preparar para uma função especifica e batalhar por ela - Diz Tereza.
O preenchimento da formação e qualificação profissional é outro ponto de enormes falhas na elaboração de um currículo, o candidato deve apenas registrar a formação ligada ao cargo que ele deseja concorrer. Muitas vezes as pessoas acham que inserir um monte de informações vai valorizar seu currículo e as vezes isso apenas contribui para mostrar instabilidade profissional, falta de foco, entre outros pontos fracos do candidato - Reforça Tereza.
Para fechar um Currículo de forma bem legal, você poderá incluir em informações adicionais sua experiência profissional, trabalhos que você desenvolveu e que possam falar a seu favor ou que possam mostrar para a pessoa que está analisando o seu currículo, que você é o melhor candidato para a vaga – Recomenda Tereza.
Outra coisa lembrada pela Tereza é caprichar no português e usar uma linguagem clara e objetiva. Também faça uso de uma fotografia, mas cuidado com a foto, muita gente erra absurdamente colocando fotos com roupas e poses inadequadas.
Tereza lembra de um currículo que ela recebeu onde a foto trazia o candidato segurando um copo de uísque.
Agora é com você. Vá a luta, capriche no seu currículo e boa sorte.
Nós do inovamulher agradecemos a colaboração da Tereza Cristina em nos ajudar a sermos mulheres poderosíssimas.
Colaboradora: Jéssica Vieira – Inovamulher
Gostei muito das dicas, minha filha está iniciando sua busca por um emprego e eu já pude ajudá-la com estas informações.
ResponderExcluir