quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mulheres que amam demais

“Concedei-me Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que eu posso e sabedoria para distinguir umas das outras”.

Foi esta Oração que me chamou atenção quando fui visitar o MADA - Irmandade que significa Mulheres que Amam Demais Anônimas. Conhecida como oração da Serenidade, justifica a constante luta desta irmandade na missão de ajudar mulheres vencidas pelo amor sem controle.

Esses relacionamentos se encontram em várias esferas: com um companheiro, com os filhos, os país, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, ou seja, qualquer relacionamento dentro do ciclo social que a mulher se encontre.

Ao visitar o MADA encontrei muitos casos ligados ao sofrimento amoroso onde as mulheres dedicam toda sua vida para cuidar e satisfazer um parceiro que não lhes oferecem o mesmo tratamento. Por dedicar tanto tempo a uma pessoa, a mulher começa a viver em função do outro, dispondo a razão de ser da sua própria vida à responsabilidade de outra pessoa, comprometendo sua felicidade e geralmente caindo em depressão.

Mas o conhecimento sobre o MADA veio em conseqüência da Denise (nome fictício), uma amiga, advogada com uma vida profissional estabilizada, solteira e vinda de vários relacionamentos desestruturados e com sua auto-estima muito abalada. Em todas as relações da Denise ela se doa incondicionalmente, por completo mesmo, sem medida. Em pouco tempo de relacionamento já se envolve com o amado de forma a querer administrar a vida de seu parceiro, resolvendo problemas domésticos e perdoando todas as faltas.

O que me chama mais atenção na Denise é a cegueira completa para os fatos e pior a falta de discernimento, quando ela procura falar das suas ansiedade com as amigas, fica aborrecida quando a nossa resposta é contrária ao seu pensar. Anula seus sonhos para satisfazer a vontades do seu companheiro, carrega todos os problemas dela e dele e acha que é culpada por tudo de ruim que acontece dentro da relação. O atual companheiro da Denise já vem dando sinais de desprendimento do relacionamento, mas ela não consegue se libertar e foge toda vez que ele entra no assunto, assim ele vai desaparecendo aos poucos e quando ela liga chorando pedindo atenção, meio que por piedade ele a procura, só não sei até quando isso vai perdurar.

Denise tem freqüentado o MADA na busca do auto-conhecimento, são muitos os por quês, nem ela sabe quando isso tudo começou, ela só sabe que não está feliz assim.

Pensando nessas mulheres que não conseguem vencer suas fraquezas e permanecem em constante sofrimento, o MADA realiza reuniões, utilizando uma metodologia chamada de Doze Passos, promovendo um ambiente harmonioso propício à expressão e principalmente a identificação de que os mesmos problemas ocorrem também com outras mulheres e que podemos superar nossos problemas.

O MADA trabalha com o chamado Doze Passos. O primeiro é: Admitimos nossa importância perante os relacionamentos e a necessidade de identificarmos em que momento perdemos o controle de nossas vidas. O principio de manter em sigilo tudo que é dito e todas as pessoas que participam das reuniões é algo fundamental para o tratamento.

Quando uma mulher chega ao MADA ela trás uma bagagem cheia de dúvidas, infelicidade, tristeza e vergonha. O que a faz refletir e dar a volta por cima, são as reuniões e as histórias das outras mulheres, a troca é fundamental para acharmos saídas.
É o chamado método do espelho. Funciona da seguinte forma: A mulher se quiser, conta sua história. Depois ouve a história das mulheres que estão presentes na reunião. E a partir disso, começa a refletir sobre seus erros e acertos. Ouvindo a companheira ao seu lado, a mulher começa a perceber que é possível corrigir as falhas emocionais e seguir em frente.

O inovaMulher esteve presente em uma reunião do MADA e aprendeu algo valioso – A solução vem com o compartilhamento das experiências.

Caso você conheça mulheres que tenha um relacionamento destrutivo ou uma forma destrutiva de se relacionar, sugira visitar o MADA. Conheça melhor o MADA pelo site: www.grupomada.com.br.

O inovaMulher também tem essa característica, nós conversamos sobre vários assuntos e abrimos o espaço para que as mulheres compartilhem suas experiências e ajudem umas as outras a superar suas dificuldades.

Colaboradora: Francis Lopes – Inovamulher.

Cursos Grátis na Internet

Se você tem problemas em buscar tempo e dinheiro para melhorar sua qualificação profissional, o inovamulher fez este artigo pra você.

Muitas vezes deixamos de fazer algo por falta de dinheiro. Aquele curso de inglês que pode ajudar na vida profissional, mas que nunca dá para encaixar a mensalidade no orçamento, agora pode ser feito gratuitamente, em casa e até receber certificado.

Não é brincadeira! Na internet há uma infinidade de cursos de qualidade oferecidos gratuitamente. De idiomas, artesanato, marketing pessoal, xadrez, tem para todos os gostos e finalidades. Você pode estudar para melhorar seu posicionamento no mercado, para criar uma fonte de renda ou, simplesmente, ter um passatempo.

Eu mesma utilizo a internet para me qualificar constantemente, assim posso fazer os cursos com toda flexibilidade de horário e o melhor sem gastar nenhum centavo. Só no ano passado fiz três cursos pela Universidade de Santa Catarina na área de turismo.

São muitas as oportunidades que diversas instituições de ensino fornecem, dentre elas estão universidades, que também fornecem cursos de especialização em áreas específicas gratuitamente, exemplo: área de turismo, meio ambiente, administração, entre outras, emitindo até o material didático para o participante.

Tudo é uma questão de procurar oportunidade e não cair no comodismo. Além disso, para participar de alguns destes cursos o participante tem que preencher um perfil e por meio de um processo seletivo ele é escolhido. Tudo é muito bem feito e tem que ser levado a sério. Não é porque o curso é grátis que o candidato pode desprezar a oportunidade, afinal ele estará tirando a oportunidade de uma outra pessoa.

Pesquisamos alguns sites que disponibilizam cursos inteiramente grátis. Dêem uma olhada e aproveitem.

A Universidade Federal de Santa Catarina é referência em cursos a distância em diversas áreas, você poderá navegar no site e descobrir uma excelente oportunidade http://www.sead.ufsc.br/site/

No SEBRAE há cursos de: Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, Empreendedor Individual e vários outros. Outras informações no link: http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

Já no Cursinho Web você tem todo o matéria necessário para o pré-vestibular. E só acessar o http://www.cursinhoweb.com.br/

O SENAI tem cursos como o de Educação Ambiental, Segurança do Trabalho e Empreendedorismo e outras opções. Confina no http://www.senai.br/ead/transversais

No site: http://www.inglescurso.net.br/ você tem um curso completo de inglês com áudio, exercícios online e auxílio de professores.

Existe também o JurisWay, os cursos tem como tema a área jurídica, português, inglês e desenvolvimento pessoal. O link é: http://www.jurisway.org.br/v2/cursos.asp

Agora se você quiser fazer cursos profissionalizantes, de música, de alimentação acessa o site http://idealgratis.com/. Lá você encontra também informática, artes e muito mais.

Comece hoje mesmo e inove-se a cada dia.

Colaboradora: Francis Lopes - Inovamulher

Chocolate de todo jeito é bom!

Quem disse que chocolate é só para comer?

Hoje em dia já percebemos que o chocolate tem sido cada vez mais utilizado em inúmeros produtos para cuidar do corpo e dos cabelos. Todavia o chocolate é muito mais que isso e nós do inovamulher fomos buscaralgumas informações sobre o chocolate, exatamente no mês onde o consumo de chocolate chega a triplicar em nosso país.

Não me considero uma viciada em chocolate, mas não podemos negar que é difícil resistir a esta tentação. Mas o chocolate já deixou de ser apenas um alimento gostoso. Atualmente o chocolate está sendo muito utilizado para hidratar a pele e os cabelos, graças as vitaminas B1 e B2 existentes no cacau. Estas vitaminas auxiliam na recuperação de peles secas ou envelhecidas pelo tempo e pela ação do sol. O aroma do chocolate também tem propriedades relaxantes, capazes de reduzir a ansiedade. Nós mulheres precisamos muito disso!

Os ácidos graxos, contidos no chocolate evitam que a pele resseque, dando um efeito brilhoso e hidratado aos cabelos e pele.

Mesmo sendo de cor escura, a máscara do chocolate ajuda a clarear a pele, dando mais luminosidade, maciez e rejuvenescendo a pele pelo fechamento dos poros do rosto.
Dá pra acreditar que o chocolate também faz sucesso no tratamento contra celulite?
Pois é, o tratamento busca através de massagem modeladora com cremes a base de chocolate tonificar, hidratar e ativar a circulação sanguínea, mas também é indicado para relaxamento e emagrecimento, uma vez que o cacau possui xantina metílica (presente na cafeína e na teobromina), substância-chave para a eliminação de gordura e já usada em muitos cremes anticelulite.

Muitos já afirmaram que se consumido moderadamente, a delícia traz bom humor, pela presença de flavonóides, um poderoso antioxidante, que também reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, você pode inovar no consumo do chocolate, usufruindo dele por todo corpo e com todos os sentidos.

Colaboradora: Joana Melissa – Inovamulher.

Biquíne ou Maiô?

Eu estava prestes a entrar no meu e-mail, quando uma notícia me chamou a atenção. Então resolvi ler.
O texto falava e mostrava os modelos certos de biquíni ou maiô, conforme o tipo físico da mulher. As peças eram escolhidas pela ex-modelo e apresentadora do programa Esquadrão da moda do SBT, Isabella Fiorentino.

Uma das indicações da ex-modelo era que mulheres maduras usassem maiô estampado com tiras em “V”. E as gordinhas optassem por um maiô preto de um ombro só.
Todas essas dicas têm um propósito: Esconder os “defeitinhos” e aparentar ter um corpo que não tem.

Há mulheres que tem seios pequenos. Mas por que elas têm que fazer de tudo para aumentá-los? Ou se tem seios grandes, fazer algo para reduzi-los? Foi então que pensei: “Se uma mulher que está acima do peso, gordinha mesmo, não pode usar uma roupa de praia estampada, colorida? Terá que ficar presa a um estilo de roupa, só para parecer mais magra?

Quando vou à praia, por exemplo, o que quero mesmo é descansar, curtir e esquecer os problemas. Eu não vou “esquentar a cabeça”, procurando um biquíni que reduza meus seios. Eles são grandes mesmo. Vou à praia, ou qualquer outro lugar, com o que eu quiser usar.

E você mulher, não fique preocupada ou envergonhada do seu corpo. Use o que te faz se sentir bem. E aproveite a vida.

Você concorda comigo ou acha que se devem seguir as tendências da moda?

Artigo enviado por Rita Freire – Salvador/BA - Parceira do InovaMulher

A flor da pele

Dizem que não importa quantas cirurgias plásticas você seja capaz de fazer no rosto ou no corpo, o que revelará sua idade é a pele.
A pele sofre todo tipo de agressão, sol, vento, cloro, umidade, são só alguns dos agentes deteriorantes da pele, manchando, ressecando e envelhecendo a pele.
Ainda fazendo uso dos benefícios do iogurte, descobrimos alguns tratamentos caseiros para deixar a pele mais bonita e renovada.

Creme para esfoliação do corpo
Resultado: Maciez e remoção das células mortas

• 1 copo de iogurte natural
• 1 colher de sopa de mel
• 3 colheres de sopa de sal marinho

Misturar todos os ingredientes e aplicar na pele com movimentos circulares.


Creme para esfoliação do rosto
Resultado: Preparação para absorver melhor a máscara hidratante.

• 3 colheres de sopa de iogurte natural
• 1 colher de chá de flocos de aveia

Misturar os ingredientes e aplicar sobre a pele do rosto, massageando-a.

Creme para a região dos olhos
Resultado: Redução de olheiras

• ¼ copo de iogurte natural
• ½ colher de sopa de mel

Misturar os ingredientes e passar em volta dos olhos. Deixar agir por 15 ou 20 minutos e lavar com água fria.

Máscara hidratante para equilibrar o pH da pele do rosto.
Resultado: Maciez e hidratação

• 1 copo de iogurte natural
• Clara de 1 ovo batida em neve
• 1 colher de sopa de semente de erva-doce
• Folhas frescas de hortelã
Misturar a clara e o iogurte, colocar as sementes de erva-doce. Aplicar no rosto e cobrir com as folhas de hortelã.

Obs. Evitar aplicar sobre pele com acnes ou lesionada.

Aproveite e no capricho cuide da sua pele.

Colaboradora: Francineide Lopes – inovamulher

Mulher reclama muito!

Talvez algum dia alguém consiga explicar por quê nós mulheres reclamamos tanto das coisa.
Alguns dizem que o problema é puramente hormonal. Talvez eles expliquem boa parte desta ansiedade que sentimos, algumas mais e outras menos, todavia para tudo existe uma solução.
Quando pensei em escrever este artigo tive receio em dá uma visão pessoal sobre a questão: Por que as mulheres reclamam tanto. Então solicitei para a equipe do inovamulher uma entrevista com 100 mulheres para responderem a questão proposta, e o mais engraçado é que o resultado nos mostrou que não sabemos ao certo responder esta questão, vejam só:
18% responderam – porque somos exigentes
21% responderam porque temos necessidade de respostas rápidas e não sermos muito tolerantes.
61% responderam porque toda mulher é assim – não sabendo dá uma resposta para o fato.
Este resultado me levou a achar que temos algo pra mudar em nossa forma de agir, pois me incluo no grupo de mulheres que reclamam por qualquer coisa. Aí vieram alguns questionamentos na minha cabeça: O quanto estamos perdendo em reclamar tanto das coisas e das pessoas?
Percebi que precisava de mais respostas para o assunto, então convoquei novamente a equipe do inovamulher para questionar com pessoas diversas: Como você se sente convivendo com o hábito de reclamar das mulheres?
Ouvimos 123 pessoas que convivem com mulheres, dentre elas outras mulheres: filhas, mães, amigas entre outras e vejam que surpresa:
100% dos entrevistados declararam não suportarem as reclamações das mulheres. Lembramos que dentre os entrevistados existiam mulheres também.
72% dos homens entrevistados apontaram a reclamação como fonte de brigas e de diminuição do tesão masculino pela parceira. Também estes afirmaram que em muitos casos preferem fugir da mulher quando elas estão reclamando muito.
Pasmem, 63% dos homens entrevistados declararam que buscam amantes e relacionamentos extraconjugais pois as mulheres no papel de amantes não são muito de reclamar.
Analisando tudo isso tive a seguinte percepção: A rotina é um grande estímulo para as reclamações das mulheres, não nascemos para rotinas. Na verdade buscamos sair dela o tempo inteiro, quando pintamos as unhas, cortamos e mudamos a cor dos cabelos, fazemos compras, estamos querendo fazer algo diferente, precisamos sair da rotina, pois este é um antídoto para eliminar ou reduzir o ato de reclamar das coisas.
Pensei também que o ato de reclamar é uma forma de chamar a atenção das pessoas que nos rodeiam, pode até ser inconscientemente, mas a verdade é que não temos muita paciência com os que amamos, quando na verdade deveríamos agir para conservar e fortalecer estas relações.
O fato é que o ato de reclamar deve ser combatido e não aceito como algo normal das mulheres, não acredito ser uma tarefa fácil, mas é preciso se quisermos ter uma vida mais feliz.

Colaboradora: Mayra Brito – Inovamulher

Curriculo Profissional

Muita gente acha que uma das coisas mais chatas de se elaborar é o Currículo. Conhecido como Curriculum Vitae chega primeiro que o candidato à vaga de emprego.
O problema é que precisamos usar bem esta ferramenta, caso contrário nem chegaremos a entrevista. É verdade que existem vários sites, relacionados a empregos que disponibilizam modelos prontos de currículo, desta forma é só preencher as informações e pronto.
SERÁ?
A coisa não é tão simples assim, percebemos que não é o modelo do currículo que faz a diferença e sim o seu conteúdo. O Currículo Vitae fala sobre o candidato e desperta ou não interesse de quem está lendo.
Para isso nós do inovamulher resolvemos pegar algumas dicas com uma consulora de recrutamento e seleção de profissionais para ajudar as mulheres que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho.
Com a ajuda de Tereza Cristina de Almeida – Consultora de empresas na área de recrutamento de profissionais obtivemos algumas dicas bem legais:
Diz Tereza - Antigamente quando se preenchia o cabeçalho de um currículo, colocávamos até o número do título de eleitor, hoje só é indicado o nome completo e dados para localização do candidato, endereço, telefone e e-mail, sim e-mail é algo de grande importância, pois muitas empresas utilizam esta ferramenta por ser mais barata.
Depois vem o objetivo, aí começa o problema, muitas vezes o profissional se candidata a todo tipo de função e o pior registra no Currículo que tem por objetivo qualquer cargo. É bom lembrar que quem deseja qualquer coisa não tem coisa alguma. É preciso definir o que se quer e isso com certeza estará ligado ao que você sabe fazer, mesmo que não se tenha experiência, você pode se preparar para uma função especifica e batalhar por ela - Diz Tereza.
O preenchimento da formação e qualificação profissional é outro ponto de enormes falhas na elaboração de um currículo, o candidato deve apenas registrar a formação ligada ao cargo que ele deseja concorrer. Muitas vezes as pessoas acham que inserir um monte de informações vai valorizar seu currículo e as vezes isso apenas contribui para mostrar instabilidade profissional, falta de foco, entre outros pontos fracos do candidato - Reforça Tereza.
Para fechar um Currículo de forma bem legal, você poderá incluir em informações adicionais sua experiência profissional, trabalhos que você desenvolveu e que possam falar a seu favor ou que possam mostrar para a pessoa que está analisando o seu currículo, que você é o melhor candidato para a vaga – Recomenda Tereza.
Outra coisa lembrada pela Tereza é caprichar no português e usar uma linguagem clara e objetiva. Também faça uso de uma fotografia, mas cuidado com a foto, muita gente erra absurdamente colocando fotos com roupas e poses inadequadas.
Tereza lembra de um currículo que ela recebeu onde a foto trazia o candidato segurando um copo de uísque.
Agora é com você. Vá a luta, capriche no seu currículo e boa sorte.
Nós do inovamulher agradecemos a colaboração da Tereza Cristina em nos ajudar a sermos mulheres poderosíssimas.
Colaboradora: Jéssica Vieira – Inovamulher