Tem um ditado que diz: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Bem, eu não acreditei nisso e me dei mal.
A rede mundial de computadores facilita nosso cotidiano. Em vez de ficarmos horas na fila do banco, é possível efetuarmos o pagamento online. Além de fazermos outras coisas como comprar roupas, sapatos, jogos, utilidades domésticas e até a feira do mês.
Porém, existe o risco de sermos lesados e cairmos em um golpe. Foi o que aconteceu comigo, resolvi cadastrar meu currículo numa empresa numa agência pela internet, cheguei a pagar uma taxa de permanência do currículo e nunca recebi suporte sobre o andamento da minha inscrição, nunca recebi um e-mail sequer e não consegui até hoje resposta do fale conosco.
Outra vez, me foi enviado um e-mail da Polícia Federal (era o que mencionava) que declarava que eu estava acessando páginas ilegais, fiquei muito preocupada em estar envolvida em algo sem saber, mas antes de fazer o que me pedia a mensagem, liguei para um posto da Polícia Federal e obtive a informação de que a Polícia Federal não envia mensagens.
Nunca tive problema com compras pela internet, mas fui orientada por amigos à desconfiar de preços muitos baixos.
Conheci recentemente uma pessoa que investiu na carreira de modelo da filha através de agências de modelos. Esse tipo de golpe começa com a publicação de anúncios pela internet. As candidatas agendam uma visita e depois pagam por fotos que seriam usadas para se apresentarem ao mercado e conseguirem contratos para desfiles e tudo que o mundo fashion proporciona. Porém esse dia nunca chega e, além de perder o dinheiro, perde-se o sonho.
São inúmeros os golpes pela net. São diferentes armadilhas que se deve ter muito cuidado. A maioria desses golpes começa pelo e-mail. Portanto, cuidado com as mensagens que você recebe. Há alguns detalhes nesses falsos e-mails que você pode identificar se é uma fraude: “Erros de português e textos fora de formatação. Se chegar uma mensagem dessas, desconfie, pois deve ser falsa. As verdadeiras empresas se preocupam em ter textos bem escritos e formatados”.
Outra dica: “e-mails que pedem para você repassar o conteúdo da mensagem para o maior número de pessoas possível. Empresas sérias têm um banco de dados próprio e não precisam desse tipo de estratégia”.
Cuidado também com aquelas ofertas válidas somente pela internet e que não oferecem um telefone ou outra forma de atender o consumidor. Evite abrir e-mails desconhecidos. Não veja fotos e cartões anônimos.
E antes de comprar qualquer coisa na internet, acesse o site www.registro.br e verifique se a loja que você pretende comprar está cadastrada na lista de lojas online. Porque prevenir ainda é o melhor remédio.
Sei que não é fácil, mas é preciso tomar cuidado.
Por: Maria Silvia Gusmão
Nenhum comentário:
Postar um comentário